• Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle

ORDINARIUS ©2017

BIO

Ordinarius

O septeto vocal e percussivo Ordinarius oferece um vasto repertório, utilizando a voz como instrumento principal e a percussão como sua perfeita combinação. Os arranjos originais e exclusivos são do maestro Augusto Ordine, diretor musical e fundador do grupo.

 

Entre os compositores cantados pelo Ordinarius estão Ary Barroso, Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes, Rosa Passos, Joyce e outros essenciais artistas brasileiros. Os arranjos vocais são a cappella ou com o auxílio de violão, cavaquinho e instrumentos percussivos variados. Ritmos brasileiros como choro, baião, samba e ijexá são visitados pelo grupo, que é um representante moderna de uma cultura brasileira atemporal. 

 

Com o repertório do primeiro CD, considerado pelo site “O Embrulhador” como um dos melhores discos de música brasileira do ano de 2012, realizaram shows em diversos espaços no Brasil e na Europa. 

 

O show do segundo CD, “Rio de Choro”, viajou dezenas de cidades brasileiras, além de ter sido apresentado nos festivais Auvernier Jazz Festival, na Suíça e Asunción a voces, no Paraguai, em 2017. 

 

Com o terceiro projeto, "Notável", uma homenagem a Carmen Miranda, o grupo realizou shows em diversos estados do Brasil, viajou para o festival "Alfredo de Saint Malo", no Panamá, em 2018, realizou turnê por 10 diferentes cidades dos EUA em 2019 e participou de dois festivais na França (“Choralies” e “Durance Luberon”), também em 2019. Este projeto foi responsável pela indicação do grupo ao Prêmio da Música Brasileira como Melhor Grupo de MPB em 2018. 

 

Nos últimos anos, além dos shows frequentes, o grupo estreita sua relação com o público através das redes sociais, tendo como mote os projetos audiovisuais elaborados para circulação na internet. Contando apenas com o esforço dos integrantes do grupo e com colaborações e parcerias conquistadas ao longo dos anos, o trabalho do Ordinarius vem sendo realizado de forma a privilegiar a música e a cultura brasileira, conquistando um espaço de destaque independente da mídia tradicional.